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Em Busca de Qualificação Profissional

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Por: Elton Soares
(ITIL Foundation Certified)

Em busca de qualificação profissional, mais e mais gestores, administradores, analistas,  entre outros cargos ligados a área de Tecnologia da Informação, estão atualizando os seus conhecimentos e sendo aprovados na certificação da ITIL (Information Technology Infrastructure Library), mas como esses conhecimentos adquiridos podem colaborar na T.I. de uma empresa?

A ITIL é constituída de um conjunto de boas práticas de gerenciamento de serviços de T.I. que focam entregar valor em forma de serviço aos seus clientes, e por isso é amplamente utilizada em diversos países.  A abordagem utilizada é a do ciclo de vida do serviço, e está dividida em 5 estágios. Mas vale lembrar que nem sempre é necessário adotar todos os passos descritos, pois a ITIL foi desenvolvida para ser abrangente, por isso se mostra completa para ser adotada em ambientes de T.I. de instituições de diversos tamanhos.

Podemos então utilizar este conhecimento adquirido para desenvolver ou modificar um serviço a partir da sua estratégia, com processos de gerenciamento da demanda e financeiro, depois passamos para o desenho do serviço, com o gerenciamento de catálogo de serviço, gerenciamento de nível de serviço e a utilização dos ANS (Acordo de Nível de Serviço) e ANO (Acordo de Nível Operacional),  gerenciamento da capacidade, disponibilidade  e continuidade do serviço. O passo seguinte seria a transição do serviço, onde processos como gerenciamento de liberação e implantação, e o gerenciamento de conhecimento são utilizados. Depois temos o estágio de operação do serviço, que é onde o cliente tem contato direto com a solução, e onde são adotados os processos de gerenciamento de incidentes, de problemas e de eventos, além do cumprimento de requisições e algumas funções da operação de serviço. Por fim, envolvendo todos os estágios descritos, existe a MSC (Melhoria de Serviço Continuada), que tem como seus principais objetivos melhorar o custo-benefício da entrega de serviços e analisar o desempenho dos níveis de serviço.

Todos os processos listados acima foram tomados como exemplo, mas nem todos os utilizados pela ITIL foram mencionados,  e isso foi feito de forma proposital, para mostrar conseguimos transformar a imagem de que a T.I. ,que pode deixar de ser um simples provedor de serviços interno ou externo, para ser um parceiro estratégico de fundamental importância para o negócio, adotando somente parte do que é proposto pela ITIL.

Referências:

  • http://www.itil.org/en/vomkennen/itil/index.php
  • ITIL Service Strategy, ITIL Service Design, ITIL Service Transition, ITIL Service Operation, ITIL Continuak Service Improvement. Autor: Cabinet Office. Editora: TSO. 2011