PT Português

English
Carreiras
UNIFEI realiza marcação das Férias para 2013 no SIGRH IFAL realiza marcação das Férias para 2013 no SIGRH

SIGEduc entra em produção nas escolas estaduais de Natal

Novidades

A partir de hoje, 01 de outubro de 2012, o SIGEduc passa a fazer parte do cotidiano das escolas estaduais do Rio Grande do Norte. Esse sistema irá ajudar a transformar ainda mais a educação do estado, proporcionando uma gestão integrada das informações.

O SIGEduc é um sistema derivado do SIGAA da Universidade Federal do Rio grande do Norte. O SIGAA foi desenvolvido para atender as necessidades da educação superior, porém, as necessidades da educação básica são diferentes. Com isso, foi preciso fazer todo um processo de reengenharia e restruturação do SIGAA, originando o SIGEduc. Esse novo sistema segue a mesma filosofia do SIGAA, sendo uma única plataforma integrada, recebendo informações dos vários perfis existentes: Secretaria de Educação, DIRED, Unidade Escolar, Professor, Estudante e seu familiar. Além de possuir mecanismos de integração com outros sistemas, como o SAGEP e o Educacenso.

Nessa primeira fase do projeto, estarão disponíveis para as escolas no SIGEduc as funcionalidades relacionadas à matrícula online. O sistema também oferece um mecanismo de interação com a sociedade, através do seu portal público disponibilizando informações que podem ser acessadas pelo link do sistema http://sigeduc.rn.gov.br/ . Por esse portal, é onde os novos interessados em ingressar na rede estadual poderão solicitar sua matrícula, onde as escolas municipais poderão solicitar a matrícula dos alunos na rede estadual por questões de terminalidade (Transferência Automática), e onde o resultado do processamento da matrícula será divulgado. Além disso, as escolas da rede estadual foram geocodificadas, permitindo que as mesmas sejam visualizadas no mapa do estado do RN através de suas localizações, bem como consultar as escolas que estão localizadas próximo a residência dos estudantes.

Para a matrícula online de 2013, apenas as escolas de Natal estarão envolvidas. No mês de setembro, integrantes dessas escolas passaram pelo treinamento de uso do sistema, onde 20 turmas foram ofertadas. Todas as fases da matrícula serão contempladas: oferta de vagas, renovações de matrículas, ingresso de novos estudantes na rede com e sem necessidades educacionais especiais, transferências automática e por interesse próprio de estudantes. Nessa primeira semana de outubro, as escolas estarão utilizando o sistema para informar qual a capacidade que cada uma oferece para alunos de todas as modalidades e etapas de ensino e turnos. Na sequência, conforme calendário de matrícula de 2013, as demais funcionalidades relacionadas à matrícula online passarão a ser utilizadas.

Acesse o SIGEduc através do endereço http://sigeduc.rn.gov.br/ e conheça um pouco do que essa novo sistema integrado pode oferecer.

Para informações de como acessar o sistema, consulte o endereço http://www.sigeduc.rn.gov.br/ajuda/doku.php