PT Português

English
Carreiras
IFPR lança Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas - SIGAA-EPT A CAPES implanta módulo de Patrimônio do SIPAC

Mais de 10.000 alunos de graduação da UFPI fazem matrícula no primeiro dia

Novidades

As matrículas para o período letivo 2013.2 dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estão sendo realizadas até esta sexta-feira (11). Nas primeiras 24 horas, foram contabilizadas mais de 12,5 mil matrículas para todos os câmpus, o que corresponde a 49% do total de alunos ativos da Instituição.

O percentual significativo de matrículas no curto espaço de tempo se deve ao esforço conjunto do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) e dos docentes. O diretor do NTI, Professor Guilherme Avelino avalia a importância deste diálogo permanente para manter a qualidade dos serviços oferecidos pela UFPI.

“A divisão de tarefas entre DAA e NTI, conforme as competências de cada um, agiliza a resolução de problemas que os alunos venham a identificar. Nos últimos três períodos letivos, as matrículas foram realizadas por meio do sistema SIGAA, que vem passando por melhorias. Exemplo destas customizações foram ajustes de calendário para fixar prazos e evitar choques entre as atividades virtuais de alunos e professores; às vezes, o aluno não conseguia efetuar matrícula em certa disciplina pois o professor ainda não havia fechado sua caderneta”, explica.

O diretor enfatiza que “até o momento, não foram enfrentados problemas de instabilidade no sistema; em sua maioria, os casos identificados estão relacionados à oferta de disciplinas”. Guilherme Avelino orienta que, frente a dificuldades desta natureza, a exemplo do choque de horários entre duas disciplinas selecionadas durante a matrícula, “o ponto focal do aluno deve ser o coordenador de seu curso”.

“Muitos problemas enfrentados no momento da matrícula não são provocados pelo sistema SIGAA. Tentamos incentivar a participação dos coordenadores dos cursos de graduação da UFPI durante esse processo. Os coordenadores têm o papel de intermediar o diálogo entre o aluno e os setores responsáveis pela correção. Além disso, eles podem auxiliar a realização da matrícula conforme o caso específico de cada estudante, interagindo diretamente com ele.

O NTI disponibiliza os computadores do laboratório de Informática do bloco de Matemática (CCN/UFPI) para os discentes que não possuem acesso a internet e que precisam fazer a Avaliação Docente e as matrículas on-line. Bolsistas do NTI também estão à disposição para auxiliar a realização das matrículas no laboratório.

Fonte: http://www.ufpi.br/noticia.php?id=24628