PT Português

English
Carreiras
UNIFEI realiza primeiro workshop dos Sistemas SIG SIG Software participa do lançamento do SIPAC na UFPE

Diretores da SIG Software concluem Doutorado nas áreas de Linha de Produto de Software e Representação de Conhecimento

Conquistas

As empresas do nosso século são baseadas no capital intelectual como principal elemento do sustentação do crescimento e da inovação. As de software, especialmente, são altamente dependentes da capacitação e conhecimento do seu corpo técnico. Todas elas estão em uma busca constante pela inovação, melhoria de produtividade e o aumento de faturamento. Neste cenário, um dos elementos importantes e propulsores para agregação de valor ao capital intelectual da organização é a realização de pesquisas científicas e aplicadas na empresa, com quadro de pessoal capacitado nos métodos necessários para desenvolvê-las.

De acordo com o CNPQ, em 2008, de todos os Doutores do país 80% atuavam no setor educacional, 11% na administração pública e menos de 5% estão nas empresas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a proporção de doutores na indústria chega a 40%. Esse baixo índice é uma das causas da dissociação entre o avanço científico e a incorporação da inovação tecnológica à base produtiva, especialmente na indústria e empresas do Brasil. Segen Estefen, diretor da Coppe-UFRJ, afirmou que “no Brasil, os doutores não vão para as empresas, com raras exceções, como as estatais, a Petrobras e algumas empresas do setor elétrico. As empresas privadas não criam núcleos para fazer interface com a universidade. Sem um grupo de doutores, não tem como fazer a interface”.

Ciente da necessidade de mudança deste paradigma no país e com objetivo de incrementar a pesquisa e inovação gerada pela empresa, a SIG Software e Consultoria conta agora com dois Doutores em Computação no seu corpo diretor. O Diretor de Tecnologia e Inovação, Gleydson Lima, e a Diretora Executiva, Raphaela Galhardo, defenderam com mérito suas teses de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Computação da UFRN com temas de pesquisa vinculados ao setor produtivo. Com isso, a SIG Sofware passa a fazer parte de uma das poucas empresas brasileiras com doutores em seu quadro.

A tese defendida por Raphaela abordou a representação formal de conhecimento através de ontologias com o foco na resolução de problemas avançados em aplicações de software. A tese defendida por Gleydson Lima propôs uma abordagem de gerenciamento e reconciliação de linhas de produtos de software (LPS) clonadas, uma técnica de reutilização de software que é utilizada pelos sistemas SIG mas ainda com poucas técnicas de Engenharia de Software para sanar seus problemas em todo estado da arte no mundo.

Além dos recém doutores, a empresa apoia fortemente a qualificação profissional com mais um doutorando, cinco mestrandos e seis outros colaboradores cursando especialização e MBA. Desta forma, a empresa planeja seguir sua trajetória de crescimento unindo à inovação com formação, fomentando colaboração entre empresa e Universidade e investindo no seu ativo principal e mais valoroso: o capital intelectual.

Referências:
http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/inovacao/universidade-doutores-empresas-pesquisa-na-industria-do-brasil.aspx