PT Português

English
Carreiras
UFPE ganha nova ferramenta para processos administrativos MPT e SIG Software criam novo módulo para Gestão de Viagens utilizado em todo país

SIG Software e Consultoria inicia implantação dos Sistemas SIG’s na UNIFAP

Softwares

O Sistema de Gestão Universitária (SIGU) atualmente utilizado na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) será substituído por uma nova ferramenta, os Sistemas Integrados de Gestão (SIG). Os Sistemas SIG’s na UNIFAP (Universidade Federal do Amapá) serão implantados pela SIG Software e Consultoria, que será responsável pelo treinamento, sustentação, manutenção evolutiva e implantações dos módulos remanescentes dos sistemas.

A novidade foi apresentada pelos representantes da empresa SIG Software e Consultoria ao reitor, pró-reitores e gestores de departamentos da instituição em reunião no dia 10/07/14.

Os sistemas SIG foram formatados para auxiliar e facilitar a gestão administrativa e acadêmica, de acordo com as necessidades da instituição, objetivando aprimorar o tempo gasto em procedimentos burocráticos.  Os SIGs têm a vantagem de serem customizados de acordo com a necessidade de cada setor da instituição, desse modo cada sistema terá uma importância ímpar para a gerência da universidade.

OS SISTEMAS SIG

Com o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) os gestores e usuários do módulo poderão administrar as obras e manutenções de bens imóveis, os contratos e convênios celebrados pela instituição, os almoxarifados centrais e setoriais, além de poder gerenciar as aquisições de livros pela biblioteca e realizar o pagamento de bolsistas e das faturas de água e energia.

Os sistemas informatizam os fluxos da área administrativa, procedimentos de Recursos Humanos e da área acadêmica. Os variados módulos dos SIGs serão utilizados para gerenciar a comunicação interna, a tramitação de documentos e o fluxo de processos eletrônicos.

O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) será responsável pelo controle dos servidores. Pelo SIGRH o setor de Recursos Humanos poderá realizar operações relacionadas as férias dos servidores, como o cadastro, consulta, homologação e alteração do período de férias. O sistema se destaca por seu fluxo ser informatizado – dispensando o uso de papeis, pela diminuição  do tempo gasto para a requisição de férias e pela comodidade que proporciona aos servidores que não precisarão mais se deslocar à DRH para efetuar o procedimento.

Operações importantes para discentes e docentes como cadastro de notas, criação de fóruns online, emissão de histórico acadêmico e declarações de vínculos serão feitas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A MIGRAÇÃO DO SISTEMA

O sistema possui muitas funcionalidades, fazendo com que o processo de migração seja gradativo – podendo levar de três a quatro anos para ser totalmente finalizado. É um processo lento pela quantidade de módulos operacionais inseridos em alguns desses sistemas. Existem módulos de diversos tamanhos, alguns levam 30 dias para serem implantados e outros até 120 dias, ou mais.

Os módulos que fazem parte dos SIGs não podem ser implantados todos de uma vez, pois existem interdependências entre a maioria deles. A base de dados do SIGU será importada para os SIGs e os treinamentos dos usuários para a utilização dos módulos será feito na sequência dos módulos que forem implantados.

O primeiro sistema a ser implantado será o Sistema Integrado de Gestão da Administração e Comunicação (SIGAdmin). Apenas gestores e administradores do sistema têm acesso ao SIGAdmin. Este sistema permite a administração dos demais sistemas SIGs, gerenciando entidades comuns entre os sistemas informatizados, tais como: usuários, permissões, unidades, mensagens, notícias, gerência de sites e portais, dentre outras funcionalidades.

MUDANÇA DE CULTURA

A implantação dos SIGs representa um grande avanço para a gestão administrativa da UNIFAP, que agora poderá gerenciar com mais eficácia as atividades relacionadas a vida acadêmica e administrativa de seus servidores, docentes e discentes. Entretanto, em um primeiro momento, a mudança de comportamento ao utilizar o novo sistema pode ser um desafio. Porém, com as funcionalidades de alto valor agregado dos sistemas SIG a tendência é uma absorção e apoio de toda a comunidade Universitária.

Fonte: http://www.unifap.br