PT Português

English
Carreiras
IFAL utiliza SIGAA-EPT para integrar gestão acadêmica de 15 unidades Servidores da UFRR utilizam ponto eletrônico integrado ao SIGRH

Sistema Karavellas é utilizado em cursos de ensino a distância do IFPR

Softwares

Após presenciar melhorias em diversas atividades acadêmicas com os sistemas desenvolvidos pela SIG Software e Consultoria, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) está trabalhando com o Karavellas, sistema criado em parceria com a SIG para a otimização dos cursos de Ensino à Distância (EAD). Por meio da ferramenta, os alunos do instituto que estudam em diferentes localidades do Estado têm acesso a uma série de materiais e ferramentas online que melhoram o rendimento e fornecem ainda mais conteúdo acadêmico.

De acordo com Marcelo Tanaka, coordenador de sistemas do IFPR, o Karavellas começou a ser usado nos cursos EAD no início de 2015. “Todos os cursos são contemplados com o sistema, que pode ser utilizado em qualquer computador e em qualquer lugar com acesso à internet”, afirma Tanaka.

O Instituto conta hoje com 23 cursos à distância para diferentes níveis de graduação, como ensino técnico, superior, pós-graduação e extensão, além do Eureka, preparatório especial para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Karavellas foi criado especialmente para transmitir conteúdo de forma simples e integrada, interagindo diretamente com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades (SIGAA), muito utilizado em diversas outras instituições de ensino do país.

Textos, fóruns, vídeos das aulas, chats e outros instrumentos estão dispostos no Karavellas, de maneira que todos tenham acesso a conteúdo acadêmico em diferentes plataformas. Segundo Luciana dos Santos Rosenau, professora do Instituto e designer de interação do Karavellas, o sistema surgiu da necessidade de se facilitar a comunicação.

“Participei diretamente no desenvolvimento do design do portal, em conjunto com vários profissionais. Para isso, fizemos um estudo prévio sobre como a comunicação visual pode facilitar no uso do sistema e, consequentemente, no aprendizado à distância”, relata Luciana. O resultado de tanto trabalho foi a criação de um software livre, que possibilita a outras instituições a utilização do sistema, potente e capaz de trabalhar diferentes tipos de mídia.

Para o coordenador Marcelo Tanaka, o Karavellas traz ao IFPR inúmeras vantagens. “Além da facilidade de uso, já que pode ser acessado em qualquer lugar e apresentar de simples manuseio, o sistema oferece ao estudante um aprendizado mais rápido e eficiente, além de promover ainda mais comunicação entre o Instituto e o estudante”, relata Tanaka.