PT Português

English
Carreiras
I SIPAT da ESIG conscientiza sobre a importância de uma vida saudável ESIG promove lives sobre educação e temas atuais

SIGEduc é notícia com utilização da Inteligência Artificial na Educação

Conquistas

A ESIG virou notícia nos principais portais de notícia do estado (Tribuna do Norte, G1 RN, No Minuto e Agora RN) por inovar na utilização da Inteligência Artificial na Rede Pública de Educação, especificamente na aplicação de um algorítimo para analisar risco e combater a evasão escolar.

Segue abaixo notícia na integra publica no G1 RN:

A inteligência artificial deverá se tornar um apoio no combate à evasão escolar no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, um algorítimo que já foi implantado vai usar dados para revelar quais estudantes possuem risco de abandonar a escola antes que isso ocorra. Somente em 2018, o índice de evasão chegou a 11,6% nos anos do Ensino Médio, segundo a pasta.

A ideia é que as escolas consigam prever e traçar estratégias de combate ao problema, segundo a coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia da Secretaria, professora Ana Paula Flor. Tudo deve funcionar através do SigEduc – um software usado por gestores e professores da rede estadual de ensino.

“Por meio da tecnologia, nós conseguimos fazer uma prevenção para evitar essa evasão. O SIGEduc traz essa funcionalidade em que se utiliza a predição e mostra os estudantes que têm alto risco de evadir durante o ano letivo”, afirmou a professora.

Ainda de acordo com ela, os esforços feitos pelos órgãos de ensino no país sempre são voltados para agir após o momento da evasão, porém, com essa iniciativa, o estado quer se antecipar ao problema.

“Nós disponibilizamos para gestores de escolas e regionais, além dos professores, todos aqueles alunos que têm alto início de evadir, no início do ano letivo, para que os educadores possam atuar e evitar que eles abandonem a escola”, complementa.

De acordo com Gleydson Lima, diretor da ESIG Software, que implementou o recurso no SIGEduc, a Inteligência Artificial vai analisar o perfil dos alunos matriculados.

“Fizemos um trabalho de ciência de dados em que se buscou entender todo o comportamento dos alunos que abandonam a sala de aula. Avaliamos sobre o que mais influencia na questão da evasão e, assim, criamos um modelo de inteligência artificial capaz de prever esse evento. Para cada aluno, o algoritmo dará uma probabilidade: alta, média ou baixa de abandono. Isso já está disponibilizado para gestores e professores”, explicou.