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Qualidade de Software: Como e Por quê?

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Por: Bruno Vinícius
(Analista de Testes )

Qualidade é um objetivo desejado por todas as empresas independe do seu ramo de atuação, mas a grande dúvida delas é como alcançá-la.

Para iniciar é importante saber diferenciar o que é qualidade de produto e processo: a primeira está relacionada ao resultado pronto, ou seja, o resultado de todo um processo, e a outra é a sequencia de estados que define como o produto será produzido, assim o controle de qualidade e a garantia de qualidade devem trabalhar em conjunto na gestão da qualidade, onde o controle de qualidade deve atestar o atendimento aos requisitos da qualidade (foco na detecção) e a garantia da qualidade sendo uma forma planejada com objetivo de inferir que os procedimento e métodos que fazem parte do processo estão sendo aplicados, através da análise dos resultados obtidos (foco na prevenção) para garantir que no produto final a qualidade seja atendida.

No ambiente de uma empresa de tecnologia da informação é possível aplicar melhorias no produto através de processos e metodologias de desenvolvimento, que são conjuntos de atividades, métodos, ferramentas e práticas que são utilizadas para construir um produto de software (foco no produto), como por exemplo, conhecimentos em Engenharia de Software, frameworks de processo de desenvolvimento de software como o RUP (Rational Unified Process), metodologias ágeis como Extreme Programming (XP) e SCRUM, entre outros.

No entanto, com a competividade entre as empresas de TI e o nível de exigência dos usuários de seus produtos, vem se destacando a necessidade de algo mais, para ter destaque no mercado essas empresas têm apostado na implantação de modelos de referência para melhoria e maturidade dos seus processos, que são uma espécie de boas práticas e orientações que descrevem a definição e implantação de processos (foco no processo), para serem certificadas em tais modelos é necessário o investimento na implantação, que é o treinamento e adequação dos processos e também investir no custo da sua avaliação.

Entre os modelos de referencia para melhoria de processos mais conhecidos estão o ISO/IEC 12207, CMMI e MPS.BR, depois de implementá-los, é necessário contratar uma empresa certificada para receber uma avaliação para então receber o cedo de qualidade de processo de software. O ISO/IEC 12207 criado em 1989 com a primeira versão publicada em 1995, mais detalhes em http://www.12207.com/. CMMI (Capability Maturity Model Integration) desenvolvido pela Software Engineering Institute, é uma evolução do CMM (Capacibility Maturity Model), a primeira versão foi lançada em 2000, e a 1.1 em 2002 , atualmente está na versão 1.3 lançada em 2010 sendo o modelo mais difundido. Esse processo é dividido em 05 níveis de maturidade, mais detalhes em http://www.sei.cmu.edu/cmmi/. E o modelo brasileiro MPS.BR (Melhoria de Processos de Software) que tem como referencias o ISSO/IEC, CMMI-DEV e o ISSO/IEC 15504, teve início em 2005 pela Softex, esse modelo vem se destacando no Brasil principalmente pelo fato de que o investimos para ser certificado esta inserido nos valores para o mercado nacional, é bem compatível com o modelo CMMI a principal diferença está na sua divisão em 7 níveis são ele (G, F, E, D, C, B e A), mais informações em http://www.softex.br/mpsbr/.

Qualidade de software como percebemos, são objetivos alcançados de forma conjunta entre todos os processos de uma empresa de tecnologia da informação, e não apenas o investir em pessoas para validar o produto final, mesmo que os custos envolvidos na implementação desses processos sejam elevados, as respostas dos porquês do investimento são fáceis de justificar ao responder o principal dele, entregar produtos cada vez com mais qualidade implicando em maior satisfação de seus cliente e usuários.