PT Português

English
Carreiras
UFPI começa a utilizar o Memorando Eletrônico do SIPAC como meio de comunicação oficial Governadora Rosalba Ciarlini acompanha funcionamento do SIGEduc

UFOPA lança módulo de graduação do SIGAA

Softwares

No início do mês de outubro houve o lançamento do SIGAA, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica, na UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará). É o início da informatização da vida acadêmica dessa universidade, que não possuia nenhum sistema. Inicialmente o SIGAA está entrando em produção com o módulo de Graduação e o próximo módulo será o de Avaliação Institucional.

A proposta acadêmica da UFOPA está estruturada em um sistema inovador pautado pela flexibilidade curricular, interdisciplinaridade e formação em ciclos, constituídos de um sistema integrado de educação continuada. De acordo com o projeto pedagógico institucional, a UFOPA organiza-se em institutos temáticos e um Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), destinados a produzir ensino, pesquisa e extensão com forte apelo amazônico. Organizados em programas, os institutos são responsáveis pela oferta de mais de 30 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

Devido à sua proposta acadêmica diferenciada, foi preciso realizar várias customizações no módulo de graduação do SIGAA da UFOPA, como por exemplo, várias modificações no processo de matrícula online para atender a formação interdisciplinar e em ciclos. Além disso, foram desenvolvidas novas funcionalidades para atender os processos seletivos internos e os processos de avaliação de formação (AFF), permitindo a abertura dos processos e inscrição dos discentes de forma online.

Inicialmente, o módulo de graduação está entrando focado na consolidação de notas do semestre em andamento. Para isso, foi realizada a migração de dados de planilhas eletrônicas utilizadas anteriormente pela UFOPA para armazenar as informações dos discentes, turmas e notas.

No dia 03 de outubro de 2012, foi realizado um workshop para apresentação do SIGAA à comunidade acadêmica, onde foi feita uma explanação geral desse sistema integrado e também apresentada a ferramenta da Turma Virtual, que permite uma interação didático-pedagógica entre docentes e discentes. Na turma virtual os docentes poderão registrar os programas e os conteúdos das aulas, lançar o diário de classes (frequência e notas), visualizar os discentes matriculados na turma, agendar e realizar chat com os seus alunos, interagir com os alunos via fóruns, publicar notícias, integrar o conteúdo postado com o twitter, entre outras funcionalidades que estão disponíveis.