PT Português

English
Carreiras
Matrícula online inicia-se no SIGEduc Inscrições para Avaliação Final de Formação na UFOPA são feitas pelo SIGAA

Lançamento oficial do SIGAA ocorre na UFOPA

Eventos

A direção do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFOPA convidou a comunidade universitária a participar do lançamento oficial do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA – Módulo Graduação. A cerimônia foi realizada no dia 22 de outubro de 2012, às 14h, no Auditório do Campus Tapajós, em Santarém/PA.

O novo sistema tem como objetivo auxiliar estudantes, professores e técnicos nas diversas atividades relacionadas à graduação, dando mais agilidade à rotina da universidade através da realização dos principais procedimentos online. O Módulo Graduação do SIGAA será composto por três portais:

  • Portal Docente, através do qual o professor poderá visualizar as turmas às quais está vinculado e realizar operações como lançamento de frequência e de notas, diário de turma, exibição de grade de horários e gerenciamento de planos de curso;
  • Portal Discente, que permitirá ao aluno realizar matrículas, acompanhar suas notas, emitir certificados e acessar material digital disponibilizado pelos professores;
  • e Portal Coordenação de Graduação, por meio do qual o coordenador do programa terá acesso a operações, como solicitação de matrículas e ofertas de turmas.

O evento ocorreu no Auditório do Campus Tapajós e contou com a presença do pró-reitor de ensino, professor José Aquino Oliveira, e do diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), professor Hélio Corrêa, além de alunos, professores e técnicos da instituição.

Na ocasião, o diretor do CTIC explicou que o SIGAA é fruto de um termo de cooperação assinado em 2010 com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo sistema de gestão acadêmica é considerado hoje o melhor do Brasil. Segundo ele, em razão das especificidades do modelo acadêmico da UFOPA, foram feitas diversas adaptações até se chegar a um sistema que atendesse às necessidades da universidade, em especial às demandas da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e das unidades acadêmicas.

O professor José Aquino afirmou que o SIGAA terá importância fundamental para registro e controle das atividades da instituição. “O aluno não terá mais que ir em determinada hora e determinado local para fazer a matrícula em seu instituto. Ele poderá fazer isso no conforto de sua casa, inclusive nos finais de semana”, disse ele, citando uma das facilidades do novo sistema. O pró-reitor pediu a colaboração de todos os alunos no sentido de realizar o cadastro no sistema o quanto antes para compor a base de dados da universidade. A exceção são os alunos remanescentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que, a princípio, permanecerão no sistema daquela instituição. Sobre o Sistema:

O SIGAA/UFOPA disponibilizará, futuramente, outros módulos: Pós-graduação (stricto e latu sensu); Submissão e Controle de Projetos e Bolsistas de Pesquisa; Submissão e Controle de Ações de Extensão; Submissão e Controle de Projetos de Ensino (monitoria e inovações); Registro e Relatórios de Produção Acadêmica dos Docentes e Atividades de Ensino a Distância; além de um ambiente virtual de aprendizado denominado Turma Virtual.

Como acessar:

Os usuários poderão acessar o SIGAA através do endereço www.sigaa.ufopa.edu.br ou através do Portal da UFOPA, clicando no banner rotativo do sistema, localizado na parte superior da página inicial.

Treinamento:

Professores e técnicos das unidades acadêmicas da universidade passarão por treinamento com a equipe responsável pela implantação do SIGAA para compreender os recursos oferecidos pelo sistema. O calendário ainda será definido.

Fontes:

  • www.ufopa.edu.br
  • http://www.ufopa.edu.br/noticias/2012/outubro/ufopa-lanca-oficialmente-o-sistema-academico-sigaa