PT Português

English
Carreiras
Novo módulo do SIGAA para controle das chamadas do SiSU entra em produção na UFPI IFPR inicia a utilização do Módulo de Patrimônio do SIPAC

Resultado das matrículas do SIGEduc será divulgado segunda

Novidades

 

A Secretaria de Estado da Educação libera na próxima segunda-feira (04), a partir das 15h, o resultado do processamento das matrículas para os novos alunos, através do Sistema Integrado de Gestão da Educação – SIGEduc. Serão divulgados os nomes dos alunos e das escolas em que eles foram matriculados. A partir daí, os pais ou responsáveis terão até o dia 06 de fevereiro para efetivarem a matrícula, apresentando a documentação necessária à secretaria da escola.
Os alunos que não forem selecionados para a primeira ou segunda opção de escola que optaram, participarão de uma re-matrícula. Entre os dias 05 e 06 de fevereiro, eles irão acessar o www.sigeduc.rn.gov.br para escolher uma das escolas que ainda estejam com vagas abertas. Nesses casos, a matrícula é confirmada automaticamente. Os pais ou responsáveis devem imprimir o comprovante de matrícula e entregá-lo junto com a documentação do aluno à secretaria da escola.

 

“É importante ressaltar que os alunos que já estavam na rede estadual tiveram suas vagas garantidas nas mesmas escolas, assim como os alunos que foram transferidos automaticamente da rede municipal para a estadual. Para a matrícula dos novos estudantes, seguimos as regras de seleção determinadas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, que determina critérios como proximidade da escola, existência de irmão matriculado na unidade e faixa etária adequada, nos casos em que a procura for maior que a oferta de vagas”, ressaltou a secretária da Educação, professora Betania Ramalho.

 

Segundo ela, o SIGEduc proporcinou à Educação do Estado maior transparência e seriedade em relação à seleção de alunos nas escolas com maior demanda, uma vez que o processamento é automático e informatizado, com base nos critérios citados anteriormente, “além de todas as vantagens que observamos no período de matrícula, como o fim das filas nas portas das escolas. Havia casos de pais que passavam a madrugada na fila para conseguir a vaga do seu filho, e isso não existe mais.”

CENEP

Pelo perfil diferenciado, o Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire, terá uma etapa a mais no processo de seleção dos novos alunos.  No dia 04 de fevereiro, uma lista com os nomes de todos os alunos que realizaram sua pré-matrícula na escola será divulgada pelo SIGEduc. Para a seleção desses alunos, além dos critérios de proximidade, existência de irmão matriculado e faixa etária adequada, serão selecionados os alunos com as maiores notas em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o seu histórico escolar.

 

A coordenadora do SIGEduc, Ana Paula Oliveira, explica que todos os estudantes que se inscreveram para o CENEP deverão apresentar original e cópia do histórico escolar na secretaria da escola, entre os dias 05 e 06 de fevereiro. “Os documentos serão entregues no CENEP pelos alunos, mas a seleção será feira pelo Grupo de Processamento de Dados da Secretaria de Estado da Educação – GPD, e o resultado divulgado no SIGEduc.”, completou.

 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados apresentados pelo SIGEduc. É um sistema que deu certo na UFRN e, agora, implantado pelo Estado, tem sido bem recebido por pais, alunos, gestores e técnicos das escolas. O próximo passo é implantá-lo em todas as regiões do Rio Grande do Norte, para que em 2014 tenhamos todos os alunos da rede matriculados pelo SIGEduc”, ressaltou a professora Betania Ramalho.

Fonte: http://www.rneducacao.com/2013/02/resultado-das-matriculas-do-sigeduc.html