PT Português

English
Carreiras
Divisão de Compras da UFLA participa de treinamento do SIPAC UFG implanta novos Sistemas Integrados de Gestão

UFLA implanta módulo de Compras do SIPAC e realiza treinamentos para usuários

Softwares

 

Com o objetivo atender as demandas de informatização, integração e melhoria das atividades administrativas da Universidade Federal de Lavras – UFLA, bem como contemplar as ações de modernização do Sistema Integrado de Gestão (SIG/UFLA), a Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI), juntamente com a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) e a Diretoria de Gestão de Materiais (DGM), deram início à implantação do Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos – Sipac.
O sistema é parte integrante do SIG Administrativo e já está disponível no endereço http://sipac.ufla.br/, com a implantação dos módulos: Catálogo de Materiais, Pedido de Compras, Compras e Licitações.
Para o seu adequado gerenciamento, foram capacitados 63 servidores da UFLA no módulo Pedido de Compras, bem como toda a equipe da DGM. Nos dias 27 e 28 de maio, será realizado mais um treinamento sobre o sistema, das 8 às 11 horas, no Laboratório de Educação Continuada – LEC. O objetivo é capacitar os servidores responsáveis pela realização dos pedidos de compra de seus órgãos/departamentos. As inscrições devem ser realizadas por meio do endereço  http://goo.gl/BMKqw.
O Sistema
O SIPAC integra totalmente a área administrativa desde a requisição (material, prestação de serviço, diárias, passagens, manutenção de infraestrutura) até o controle do orçamento distribuído internamente (matriz orçamentária).
De acordo com o diretor de Gestão e Tecnologia da Informação, Erasmo Evangelista, os sistemas SIG têm sido adotados por diversos órgãos públicos, além de outras 15 universidades federais. “O sistema representa grande avanço para a administração universitária, uma vez que permite o controle refinado dos procedimentos administrativos, inclusive os vinculados ao orçamento distribuído no âmbito interno”, considera.
Além das requisições e do controle orçamentário, o Sipac controla e gerencia: compras, licitações, boletins de serviços, liquidação de despesa, manutenção das atas de registros de preços, patrimônio, contratos, convênios, obras, manutenção do câmpus, faturas, bolsas e pagamento de bolsas, abastecimento e gastos com veículos, memorandos eletrônicos, tramitação de processos, entre outras funcionalidades.
Nos próximos meses, serão implantados os módulos: Integração Siafi, Protocolo (Documentos e Processos), Almoxarifado e Requisição de Material, Orçamento e Requisições, Patrimônio, Contratos, Registro de Preços, Liquidação de Despesas, Boletim de Serviços, Bolsas, Infraestrutura (Manutenção, Obras), Faturas, Transportes, Auditoria e Controle Interno.
O sistema foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e está sendo customizado e implantado na UFLA pela DGTI, com a consultoria de uma empresa especializada na construção de soluções de software para a administração pública e instituições de ensino.
Pedido de Compras
Com a implantação do Sipac, os novos usuários deverão realizar os pedidos de compra de material nesse sistema. Os pedidos de contratação de serviços ainda serão feitos pelo preenchimento dos formulários.
Pedido de compra de material
1º Passo: Acessar o endereço: http://sipac.ufla.br/
2º Passo: Clicar em “ENTRAR NO SISTEMA”
3º Passo: Solicitar os pedidos de compra
Os usuários que ainda não estão cadastrados no sistema deverão seguir o manual para orientação de cadastro do Sipac, que está disponível no link: http://www.dgti.ufla.br/site/?page_id=835
Fonte: http://www.ufla.br/ascom/index.php/2013/05/ufla-implanta-modulo-de-compras-do-sipac-e-realiza-treinamentos-para-usuarios/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=ufla-implanta-modulo-de-compras-do-sipac-e-realiza-treinamentos-para-usuarios