PT Português

English
Carreiras
CAPES implanta módulo de Plano de Saúde do SIGRH em produção DDS-UFRR oferece treinamento do módulo de Protocolo do SIPAC

Novo sistema de informação da FUNPEC terá Portal da Transparência

Novidades

A Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC), entidade de apoio à pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), anuncia que em breve estará operando um novo sistema de informação. Nos próximos dias a diretoria da FUNPEC apresenta à reitora Ângela Paiva, o novo Sistema Integrado para Gestão da Fundação (SIG-Fundação), que pode entrar em operação ainda neste mês de agosto.

A implantação da nova ferramenta visa atender de forma completa as necessidades da FUNPEC. Além de dar conta das rotinas já realizadas pelo sistema atual, o SiG-Fundação terá uma interação maior com o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) eliminando, por exemplo, a necessidade de duplos cadastros por parte dos coordenadores de projetos gerenciados pela fundação.

O SIG-Fundação, também, permitirá aos coordenadores acompanharem todo o andamento dos projetos enviados, possibilitando a agilização de eventuais diligências, como o fornecimento de novas informações e documentações. No antigo software, esse retorno não se dava nessa dinâmica. De posse das informações em tempo real, tanto o coordenador quanto a FUNPEC ganham tempo e agilidade em todo o processo.

Uma das grandes novidades do software será o Portal da Transparência – ambiente em que serão publicadas informações financeiras da Instituição, como dados sobre licitações e gastos, atendendo de forma real às leis de acesso à informação. Mesmo sendo uma fundação de direito privado, a FUNPEC gera recursos públicos e está sujeita ao controle de órgãos como Tribunais de Contas, Ministério Público e, principalmente, da sociedade. Pelo site da fundação qualquer pessoa poderá acessar e saber quais os projetos em andamento, quem está solicitando projetos e os recursos envolvidos. Os colaboradores da Fundação estão passando por um treinamento, oferecido pela empresa que desenvolve o software. Nessa etapa, além de capacitar os futuros usuários para operarem a ferramenta, estão sendo feitos os últimos ajustes do sistema, análises, atualizações e consertos de eventuais bugs.

O processo de elaboração do SIG-Fundação teve início em 2011, com o levantamento e a análise das demandas exigidas pela FUNPEC. O desenvolvimento propriamente dito do sistema começou em 2012. Para o superintendente interino Antonio Martinelli a linguagem moderna do sistema trará mais agilidade, confiabilidade, transparência e segurança aos processos desenvolvidos pela fundação.

Fonte: Portal da UFRN: – http://www.sistemas.ufrn.br/portal/PT/noticia/10836282#.Uf-Vh5LFVvJ