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IFPR lança Sistema de Gestão Integrada de Atividades Acadêmicas – SIGAA-EPT

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A Diretoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (DTIC) lançou na tarde desta segunda (30) mais um módulo do Sistema de Gestão Integrada, voltado para o gerenciamento das atividades acadêmicas no IFPR. Composto por serviços de Secretaria Acadêmica, Portal de Discentes, Portal de Docentes e Portal do Coordenador de Curso, a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-EPT) representa um salto de qualidade no que toca à gestão das informações relativas à atividade finalística da instituição. “O módulo acadêmico é um dos mais importantes, já que promove melhorias diretamente na vida do estudante”, afirma o Diretor de Tecnologia da Informação e da Comunicação, professor Eduardo Likio Takao.

Desde maio de 2013, os secretários acadêmicos dos Câmpus já têm acesso ao Portal de Secretaria Acadêmica. A ferramenta foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar composta pelos servidores Marcelo Tanaka e Giselli Felisbino, da DTIC, pela servidora Luciana Wistuba, da Secretaria Acadêmica do Câmpus Curitiba, pela professora Luciana Rosenau, da Diretoria de Educação à Distância, e pelos servidores Andrea Danielle Müller, Ricardo Alexandre Pereira e Gabriel Mathias Carneiro Leão, da pró-reitoria de Ensino (Proens). A equipe também contou com a contribuição dos servidores da Secretaria Acadêmica do Câmpus Paranavaí, que enviaram sugestões de melhorias a partir da observação prática e da utilização do sistema. “O trabalho integrado com os secretários acadêmicos dos câmpus é muito importante. O volume de trabalho cresceu muito nos últimos anos e esse sistema vai facilitar o desempenho profissional do secretário acadêmico”, avalia a Diretora de Informações Institucionais do IFPR, Luciana Milcareck.

Em outubro, entram em funcionamento os Portais Discente, Docente e Coordenador de Curso. Os portais vão permitir o acompanhamento da vida escolar de cada estudante tanto pelos alunos quanto pelos professores. Os estudantes terão um login e uma senha e poderão consultar informações como frequência nos cursos e notas, além de imprimir documentos como comprovantes de matrícula e histórico escolar. O reitor pro tempore do IFPR, professor Jesué Graciliano da Silva, parabenizou o desempenho de toda a equipe envolvida. “O módulo de gestão de atividades acadêmicas vai permitir acompanhar melhor o que está acontecendo com o estudante. O professor vai ter acesso a dados e documentos que podem fazer a diferença em diversas situações, como identificar o motivo que levam os estudantes abandonar um curso”, exemplificou.

Ambiente colaborativo de aprendizagem

Além dos novos portais, a equipe trabalha no desenvolvimento de um ambiente colaborativo de aprendizagem, que será utilizado tanto pelos estudantes dos cursos à distância quanto pelos estudantes dos cursos presenciais. “Será uma extensão da sala de aula fora do câmpus, um ambiente que vai possibilitar uma maior interação entre os estudantes, os professores e os conteúdos ministrados”, afirma a professora Luciana Rosenau. A previsão é de que o ambiente colaborativo esteja disponível para utilização a partir de fevereiro de 2014. O sistema poderá ser acessado de diferentes dispositivos, como computadores, tablets e celulares.

Conheça as funcionalidades dos novos portais

Portal de Secretaria Acadêmica

Será utilizado pelos secretários acadêmicos dos câmpus do IFPR. Por meio do sistema, será possível matricular os estudantes do IFPR e manter atualizadas as informações cadastrais desses estudantes. O secretário poderá, também, cadastrar todas as informações dos cursos oferecidos pelo câmpus, como as componentes curriculares, eixos de conhecimento, estruturas curriculares, calendários acadêmicos, horários escolares e coordenadores de curso. A constuiução das turmas e a transferência de estudantes entre elas também é uma das funcionalidades Portal Secretaria Acadêmica. O sistema também vai permitir a emissão de relatórios gerais e quantitativos.

Portal do Discente

Será utilizado pelos estudantes, que poderão consultar informações importantes, como a frequência nas disciplinas e as notas. O estudante também poderá emitir direto do sistema documentos como comprovante de matrícula e histórico escolar. Todos os documentos serão autenticados digitalmente. Portal do Docente Será utilizado pelos professores, que poderão realizar a manutenção dos dados acadêmicos do docente, bem como lançar frequências e conceitos para as turmas ministradas, gerenciar plano de ensino e o cronograma de aulas e emitir o diário de classe. O sistema é compatível com diferentes dispositivos, como o tablet e telefones celulares. “Os professores poderão fazer a chamada com os tablets que receberão em breve por meio do Programa de Modernização da Rede Federal para Uso de Tecnologias Educacionais”, exemplifica o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Eduardo Likio Takao.

Portal do Coordenador de Curso

Além de todas as funções do Portal Docente, os coordenadores de curso terão acesso ao Portal do Coordenador. Por meio do sistema, poderão fazer a manutenção da área pública do curso na página do câmpus; cadastrar e consultar turmas, relatórios e consultas; atualizar dados pessoais de alunos e emitir documentos como atestados de matrícula, boletins, histórico escolar e declaração de matrícula.

Ambiente Colaborativo de Ensino e Aprendizagem

Ainda em desenvolvimento, o Ambiente Colaborativo de Ensino e Aprendizagem será utilizado tanto pelos estudantes dos cursos presenciais quanto por aqueles dos cursos à distância. A intenção da equipe que desenvolve o sistema é de que, mais que uma sala de aula virtual, o ambiente seja uma ferramenta que estimule a interação com as disciplinas, os conteúdos estudados e os colegas. O sistema estará disponível a partir de fevereiro de 2014.

Fonte: http://reitoria.ifpr.edu.br/2013/09/30/ifpr-lanca-sistema-de-gestao-integrada-de-atividades-academicas