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MPT/PGT implanta módulos de Almoxarifado e Patrimônio do SIPAC

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No último dia 12 de junho, completou um mês desde o início da implantação dos módulos de Catálogo de Materiais, Almoxarifado e Patrimônio, Almoxarifado – do Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) – no Ministério Público do Trabalho (MPT) – PGT. A implantação envolveu as equipes de gestores do MPT-PGT e a equipe SIG com diversas atividades, como preparação do ambiente, homologação de funcionalidades, migração de dados, adaptações de funcionalidades e treinamentos para utilização da ferramenta.

Há anos percebe-se que as áreas administrativas mais assistidas pela TI no serviço público, sistemas não-SERPRO, sempre foram Patrimônio e Almoxarifado. Isso possibilitou ao longo do tempo, a construção de muitas melhorias evolutivas, tornando os sistemas existentes cada vez mais complexos ainda que ilhados. Assim, quando se falou pela primeira vez em migração de dados de Patrimônio, era sabido que seria necessário existir compatibilidade de funções, equiparando a estrutura do SIPAC às estruturas dos primórdios legados. A versão advinda da UFRN, que já continha boa parte da estrutura para atender aos mais diferentes e exigentes cenários das Instituições, foi evoluída ainda mais para adaptar-se à realidade do MPT e suas particularidades. Por tudo isso, a migração de dados do sistema antigo de Patrimônio foi considerada uma das mais complexas do SIPAC, envolvendo migração de bens, movimentações, rotinas e todo histórico dos materiais permanentes, depreciações, entre outros. Em números, no MPT-PGT foram mais de 40.000 bens migrados com um acerto de 100% na quantidade de itens e valor bruto.

Almoxarifado, um pouco menos complexo, mas não menos importante, envolveu a migração de um estoque com mais de 740 itens de material de consumo e também foram necessárias algumas customizações, pontualmente solicitadas e acompanhadas pela Chefe do Almoxarifado, Tania Ivo, que está satisfeita com os resultados alcançados até aqui. “Implantamos o Módulo do Almoxarifado com o afinco de todos os integrantes da SIG. Obrigada, e vamos nos empenhar para adaptarmos o sistema da melhor forma possível”, afirma, e ainda agradece pela dedicação, carinho e paciência da equipe técnica presencial SIG.

Miquéias Gomes, Chefe do Patrimônio, também contribuiu muito para chegarmos a esses resultados e destaca como características positivas do módulo de Patrimônio a “navegação mais fluida e em conformidade com modelos de navegação de página na internet, além do layout da página, estruturado em abas, facilitar a utilização das funcionalidades constantes no módulo”. Elogia também a “integração das funcionalidades do módulo de patrimônio com outros módulos e entre as funcionalidades do próprio módulo”. E ainda completa afirmando que “o módulo tem um potencial evolutivo muito promissor para as nossas necessidades”.

Agora é fazer os ajustes necessários nessa segunda fase de refinamento em busca de usuários cada dia mais satisfeitos com os sistemas SIG´s. Melhoria contínua, é esse o caminho.