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UFG e SIG Software lançam o SIGAA-Graduação SIG Software é a primeira empresa graduada na história da UFRN

Sigeduc lançado com dois módulos hoje possui 19 módulos

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Uma “correção nos rumos da Educação no Rio Grande do Norte”. Foi com essa proposta que a professora Betânia Ramalho assumiu a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seec), quase quatro anos atrás. Para cumprir tal empreendimento, ela se valeu de uma ferramenta que permitiu a total organização das políticas educacionais no Estado, especialmente no âmbito administrativo, o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). A adesão ao portal, contudo, ainda está longe de ser uma unanimidade entre a população e se configura como o principal desafio a ser enfrentado pela próxima administração da pasta.

 

Por meio da plataforma, adaptada do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), totalmente desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma série de procedimentos burocráticos – entre eles a própria matrícula dos alunos – passou a ser feita de maneira informatizada, eliminando os arcaicos métodos utilizados até então, com formulários de papel e filas intermináveis que os pais precisavam enfrentar para garantir as vagas dos filhos nas escolas desejadas.

 

O sistema teve seus dois primeiros módulos, “Matrícula” e “Diário de Classe”, lançados no ano de 2012. Hoje são 19 funcionalidades operacionais ativas no software da Secretaria de Educação, além de outras cinco em fase de desenvolvimento. O ambiente virtual do SIGEduc congrega pais, alunos e professores, além de servidores da Seec, de maneira a viabilizar um estreitamento de relações entre os agentes que movem a Educação no RN.

 

Grosso modo, o portal funciona como uma rede social em que os estudantes têm acesso a conteúdos curriculares, materiais complementares disponibilizados pelos professores, informações sobre datas e prazos de provas e entregas de trabalhos. O corpo docente, por seu turno, tem a possibilidade de preencher o diário de classe virtual com todas as informações sobre frequência, notas e desenvolvimento dos alunos em tempo real – o sistema também permite que os responsáveis acompanhem o progresso dos estudantes.

 

Administrativamente falando, o SIGEduc trabalha em conjunto com o Sistema de Acompanhamento da Gestão de Pessoal (Sagepe) da Secretaria, implantado em 2011, ainda no primeiro ano da gestão de Betânia Ramalho à frente da pasta.“Quando assumi, a Secretaria não tinha controle algum sobre a quantidade de servidores, alunos, professores ativos, afastados pela junta médica, cedidos ou transferidos.

 

Era tudo feito em relatórios de papel, o que prejudicava, inclusive, a atualização das informações. Com a informatização dos sistemas, sabemos exatamente onde está lotado cada profissional, as notas de cada aluno, as regiões com necessidade de remanejamento de vagas, tudo isso”, aponta a secretária.

 

Após a consolidação do sistema no processo de matrículas e diários de classe, outros módulos começaram a ser incorporados ao SIGEduc. Uma dessas novidades foi a versão mobile do software, por meio do qual os professores podem lançar notas, registrar faltas e marcar provas, por exemplo, através de tablets ou smartphones. Além de imprimir mais agilidade aos processos, permitindo atualização constante do banco de dados da Secretaria, o SIGEduc móvel permite que a inserção das informações seja feita mesmo sem conexão imediata à internet.

 

“Como sabemos que há lugares com problemas de conexão à internet, desenvolvemos o sistema de maneira que ele salva todas as informações lançadas, mesmo que o usuário esteja offline. Os dados ficam guardados no próprio aplicativo, então, assim que é localizada uma conexão wi-fi, o sistema ‘sobe’ os dados automaticamente”, explica a coordenadora do setor de informática da Seec, Ana Paula Oliveira.

 

– Fonte: http://www.novojornal.jor.br/noticias/politica/4117#sthash.lWopbmUD.dpuf