PT Português

English
Carreiras
Gestores da UFPE recebem treinamento para implantação do SIPAC Gestores da UFPE recebem treinamento de Compras, Licitação, Registro de Preços e Integração SIAFI

Extensão Universitária na UFAL é modernizada através do SIGAA

Softwares

A SIG Software e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) implantaram o módulo extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A nova ferramenta traz ao sistema a opção de gerenciar de maneira prática, confiável e rápida todas as atividades de gestão dos projetos e bolsas de extensão.

De acordo com Luiz Cláudio Ferreira, coordenador de sistemas da UFAL, a implantação efetiva do novo módulo tem previsão para acontecer no início de maio. “Estamos finalizando os últimos ajustes para começarmos de fato a utilizar o sistema”, informa Luiz. Terão acesso ao módulo os colaboradores da Pró-Reitoria de Gestão Institucional (Proginst), gestores das bolsas, unidades de lotação dos respectivos bolsistas e o Departamento de Contabilidade e Finanças (DFC). Segundo Gleydson Lima, diretor da SIG, um dos desafios da implantação deste módulo foi implantá-lo antes da graduação. “Foi necessário criar um mecanismo de sincronização de dados com o atual sistema de graduação para que ele possa servir de base para o módulo de extensão”, explica o diretor.

De acordo com o coordenador, dentre os benefícios que o novo módulo oferece se destacam a agilidade e confiabilidade. “Com processos automatizados, a UFAL passa a ter condições de ‘fugir’ do operacional e atuar muito mais no nível tático e estratégico, nas ações estudantis, assistindo à comunidade em toda sua plenitude e planejar, gerir e executar as políticas e atividades estudantis”, observa Luiz. A novidade também traz benefícios para professores, que poderão gerir seus projetos de extensão pelo sistema, e gestores da Universidade, que terão a possibilidade de acompanhar melhor todas as atividades de extensão da UFAL.