PT Português

English
Carreiras
IFS realizará lançamento da Portaria Eletrônica via SIPAC no próximo dia 15 Show Tech homenageia Gleydson Lima pela criação do SIGAA

Implantação do SIG é acompanhada pela gestão do IFAC

Eventos

QUA, 23 DE MARÇO DE 2016 09:26 EVALDO RIBEIRO

A reitora Pro Tempore do Instituto Federal do Acre – IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos acompanhou a capacitação dos servidores da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGP) e servidores dos campi para implantação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), que ocorreu no período de 15 a 18 de março.

A visita aconteceu no período de capacitação dos servidores realizada ao laboratório de Informática do Campus Rio Branco, na quinta-feira, 17. Durante a visita a reitora destacou que aquele era um momento especial, pois a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) irá beneficiar todos os segmentos do IFAC, desde os alunos aos servidores. “A implantação do SIG é um grande passo para consolidar as ações da gestão e tenho acompanhado este processo desde sua concepção, logo após minha posse em 2014”.

De acordo com a reitora, com a implantação de todos os módulos do SIG, será possível realizar o lançamento das notas pelos docentes através do SIGAA-EPT, além de garantir que os servidores realizem o lançamento das férias e o ponto, através do SIGRH.  O treinamento dos servidores segue um calendário elaborado em conjunto pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Tecnologia da Informação (DSGTI) com as pró-reitorias responsáveis por cada área do SIG.

A implantação de todos os módulos do SIG trará mais agilidade e transparência à gestão do IFAC. Além de melhorar o fluxo de informações, que não ficarão mais em setores isolados, muitos processos que hoje estão em planilhas serão informatizados e terão um fluxo definido, facilitando o acesso às informações através de portais abertos ao público externo.

O SIG é formado por quatro grandes sistemas: SIGAA-EPT, para a área acadêmica; SIGRH, para gestão de pessoas; SIPAC, para administração; e SIGADMIN para a gestão técnica de todos demais sistemas. Eles compartilham um banco de dados comum, evitando a duplicidade e a desatualização de informações. Vão também aperfeiçoar e agilizar processos da área administrativa e de ensino, pesquisa e extensão.

Ao término do processo de implantação do SIG a reitora disse que toda a instituição estará interligada às diversas funcionalidades do Sistema, que deverá gerar economia de recursos naturais, pois, aos poucos, a utilização de papel passará a ser menos frequente, e otimização do tempo dos servidores devido à automação de tarefas burocráticas.

Fonte:  http://www.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4742:implantacao-do-sistema-integrado-de-gestao-e-acompanhada-pela-gestao-do-ifac&catid=67:noticias