PT Português

English
Carreiras
Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho: ESIG Group oferece diversas oportunidades para PCDs ESIG Software publica Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens

20 anos de inovação: Sistemas SIG comemoram duas décadas de transformação na gestão universitária

Conquistas

Soluções pioneiras em tecnologia impactam instituições de ensino em todo o Brasil

Neste ano de 2024, os Sistemas Integrados de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de Gestão Administrativa (SIPAC) e de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) completam 20 anos, marcando duas décadas de inovação e impacto na gestão universitária brasileira. O projeto, que nasceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), transformou-se em referência nacional, com suas soluções sendo adotadas por centenas de instituições pelo país, beneficiando milhões de usuários.

O início dessa trajetória remonta a 2004, quando um grupo de jovens desenvolvedores, liderados por Gleydson Lima, atual CEO da ESIG Software e Consultoria, deu os primeiros passos para criar um software capaz de transformar a gestão universitária. “Naquela época, parecia um absurdo quando falávamos que iríamos construir algo que impactaria o Brasil de maneira tão significativa”, relembra Lima. O primeiro sistema a ser implementado foi o SIPAC, focado na gestão administrativa da UFRN, rapidamente seguido pelo SIGAA e pelo SIGRH.

Raphaela Galhardo, Diretora de Gestão da ESIG Software e Consultoria, destaca que o grande sonho sempre foi fazer algo que se tornasse referência nacional. “Esse sonho se tornou realidade”, afirma Galhardo, ressaltando a importância de seguir sonhos, mesmo em meio a desafios. Ela vê no sucesso da ESIG e de seus sistemas uma inspiração para quem deseja inovar em tecnologia.

A origem do projeto, no entanto, começou com uma necessidade interna da UFRN, como explica José Ivonildo do Rego, então Reitor da universidade e atual diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD). “Em 2003, ao retornar para a Reitoria, percebi que os dados fornecidos pelos setores eram divergentes e nosso sistema acadêmico não funcionava bem”, recorda. Foi a partir dessa insatisfação que a UFRN decidiu investir na criação de um sistema integrado, capaz de centralizar todas as atividades da universidade. Esse foi o embrião dos Sistemas SIG.

Aluízio Ferreira, que à época liderava a Superintendência de Informática da UFRN, conta que o primeiro grande impacto do SIPAC na gestão administrativa da universidade motivou a expansão do projeto. “Decidimos que a arquitetura do SIPAC deveria também fazer parte do SIGAA, nosso sistema acadêmico, que tomou vida entre 2006 e 2007″, afirma. Aluizio também relembra que, inicialmente, não se imaginava o alcance que o sistema teria, mas a demanda de instituições de ensino e até de órgãos governamentais pelo SIG mostrou o sucesso da iniciativa.

A partir do sucesso obtido dentro da UFRN, surgiu a oportunidade de transferir essa tecnologia para outras instituições, o que levou à criação da ESIG. “Em 2010, senti que um ciclo havia se completado na UFRN e era hora de começar novos desafios”, relata Gleydson Lima, sobre o início da ESIG Software e Consultoria. A empresa, que nasceu como uma das primeiras incubadas do IMD, consolidou-se ao longo dos anos como uma das maiores referências no setor de tecnologia do Rio Grande do Norte, expandindo sua atuação para áreas como educação básica e governo digital.

Hoje, além de manter sua posição de destaque no mercado, a ESIG é reconhecida por ser um ótimo lugar para se trabalhar, tendo recebido diversas vezes a certificação GPTW (Great Place to Work). Raphaela Galhardo acredita que esse reconhecimento reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados. “Sabemos que nossos clientes têm mais chances de se tornarem promotores da nossa marca quando nossos colaboradores consideram a ESIG um excelente lugar para trabalhar”, destaca.

Celebrando as conquistas, Lima reforça que a melhoria contínua é o espírito que move a empresa e seus colaboradores. “Ter o espírito de eterno aprendiz e buscar sempre se aprimorar é o que nos diferencia”, conclui o CEO.

Com 20 anos de história, os Sistemas SIG continuam a transformar a gestão de instituições em todo o Brasil, e a expectativa para os próximos anos é de mais inovação e crescimento.