PT Português

English
Carreiras
Resultado das matrículas do SIGEduc será divulgado segunda Educação comemora 24 mil novas matrículas e sucesso do SIGEduc

IFPR inicia a utilização do Módulo de Patrimônio do SIPAC

Novidades

Destinado ao controle do patrimônio móvel da instituição, o módulo de Patrimônio do SIPAC começou a ser utilizado no IFPR.  A instituição, que até então realizava  a gerência de bens através de planilhas eletrônicas, passa a contar com um sistema completo e prático, que garante o gerenciamento transparente do patrimônio da instituição.

As funcionalidades do módulo permitem: o registro, localização, movimentação, depreciação, alienação, baixa e recebimento dos bens patrimoniais, e ainda realiza a padronização, o controle e a distribuição deles. Ou seja, o sistema comporta da entrada à saída do bem na instituição, fornecendo maior precisão de dados e segurança nas movimentações do mesmo.

O sistema permite ainda praticidade na elaboração do termo de responsabilidade do bem, contendo todos os dados dos bens incorporados, como dados do empenho, da nota fiscal, sobre garantia, etc. Além disso, o próprio sistema disponibiliza as etiquetas de tombamento que bastam ser impressas e anexadas aos bens. A etiqueta vem com o número de tombamento gerado automaticamente pelo sistema e com um código de barras, que poderá ser usado durante o levantamento patrimonial de forma eficiente utilizando um coletor de dados.

Os níveis hierárquicos na administração do patrimônio podem ser definidos também, através de perfis de acesso ao sistema. Por exemplo, os gestores globais possuem acesso a todas as funcionalidades do módulo, já os gestores locais se limitam a operações dentro da unidade que gerenciam, e há ainda aqueles usuários que administram unidades gestoras e por isso, precisam ter acesso não só a unidade de atuação como também às respectivas unidades filhas.

Para marcar o início da utilização do módulo,a  instituição realizou  na manhã de hoje (04), seu primeiro tombamento patrimonial, via sistema informatizado,  e agora trabalha para que os bens adquiridos desde sua criação sejam incorporados gradativamente ao sistema.
O patrimônio não é o primeiro módulo do SIPAC a entrar em funcionamento no IFPR. Com o suporte da SIG Software e Consultoria, a instituição já está utilizando em produção outros módulos do SIPAC, como o de Protocolo e Documentos, Catálogo de Materiais e Almoxarifado. Além disso, tem todo um cronograma definido para a entrada em produção de novos módulos do SIPAC, SIGRH e SIGAA.

A notícia sobre a inplantação de patrimônio, você também pode conferir no site da instituição:

http://reitoria.ifpr.edu.br/2013/01/30/ifpr-realiza-registro-de-patrimonio-informatizado/

Exemplo de um termo de responsabilidade gerado pelo sistema: