PT Português

English
Carreiras
Módulo PRONATEC é o mais novo implantado no SIGEduc SIG Software e Consultoria inicia implantação dos Sistemas SIG's na UNIFAP

UFPE ganha nova ferramenta para processos administrativos

Softwares

Em fevereiro deste ano assinamos o contrato para implantação do Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O SIPAC será responsável por integrar as atividades de administração com as de execução orçamentária, informatizando todos os fluxos e tornando o processo menos burocrático, na universidade. O SIPAC também possui portais de informações para o uso dos pró-reitores, da auditoria interna e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade).

Todos os vintes módulos do sistema serão implantados, possibilitando aos gestores e usuários dos módulos administrarem os almoxarifados centrais e setoriais, as aquisições de livros pela biblioteca, o pagamento de bolsistas, faturas de água e energia. Os módulos também possibilitarão o controle de obras e manutenções de bens imóveis, dos contratos e convênios celebrados pela instituição e o controle patrimonial e do processo de compras e licitações – sendo feita também o acompanhamento de empenhos.

Para acompanhar todo o processo de implantação – que envolve desde a preparação de ambiente, homologação de funcionalidades e validação de migração, até o treinamento dos usuários para a utilização do SIPAC – os gestores da UFPE criaram um comitê gestor.

O comitê é formado pelo Pró-Reitor Hermano Perrelli, Niedja Paula de Albuquerque (Pró-Reitora de Gestão Administrativa – Progest), Lenita Almeida (Pró-Reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida – Progepe) e por Alexandre Vasconcelos (Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI).

Até o final desse ano deverá entrar em funcionamento na UFPE o módulo de Compras. Utilizado no cadastro dos processos de compra gerados a partir das solicitações de compra, registra os procedimentos licitatórios, notifica os fornecedores vencedores de cada item de processo – tudo em conformidade com a legislação vigente – e defini como será a compra.

Sobre a implantação do sistema na UFPE, o reitor Anísio Brasileiro comentou – ao abrir a solenidade de lançamento institucional – “O SIPAC representa um novo momento para a UFPE, uma mudança de cultura”. No que o vice-reitor Silvio Romero Marques arrematou “Um ambiente de tecnologia da informação que desse celeridade aos nossos processos era um clamor que já existia”.

Fonte: http://www.ufpe.br/agencia/images/incampus/incampus-5-2014.pdf