PT Português

English
Carreiras
Oracle visita ESIG para reunião de parceria estratégica Presidente da ESIG ministra palestra em evento do SEBRAE

ESIG apoia a realização do FIRST IEEE SUMMER SCHOOL ON SMART CITIES

Eventos

Acontece nesta semana, de 06 a 11 de agosto de 2017,  o First IEEE Summer School on Smart Cities. O evento ocorre no Instituto Metrópole Digital e discute temas sobre Dados abertos, ontologias, taxonomias e integração de dados, Análise de dados (mineração de dados, visualização de dados, big data, fluxos de dados etc.),  Mobilidade inteligente, Simulação Social e questões sociais, Ecosssistemas e metodologias de inovação para cidades inteligente, Empreendedorismo e novos modelos de negócio,  dentre outros temas.

O evento conta com o apoio da ESIG como patrocinadora e participante da mesa de avaliação que julgará trabalhos para resolver problemas na área de cidades inteligentes.

SOBRE o First IEEE Summer School on Smart Cities:

A “smartificação” das áreas habitáveis ganhou muita proeminência na última década ao passo que políticos e prefeituras, juntamente com a indústria e a academia, juntaram forças com os cidadãos para melhorar a vida das pessoas e os ambientes em que vivem. Em seu esforço para promover a colaboração entre todas as entidades envolvidas no planejamento e implementação de cidades inteligentes bem-sucedidas e liderar uma rede vibrante de colaboração entre cidades que compartilham experiências e know-how, a IEEE Smart Cities Initiative organiza a IEEE International Summer School on Smart Cities (IEEE S3C) como uma importante atividade e parte de sua missão.

A Edição 2017 da IEEE S3C é a primeira de sua série e objetiva prover um fórum valioso para troca de conhecimento entre indústria, comunidade científica e prefeituras em todos os campos de cidades inteligentes para beneficiar estudantes, pesquisadores e profissionais, tanto em nível iniciante quanto avançado. A Escola provê uma ampla gama de cursos e outras atividades conduzidas por alguns dos mais proeminentes pesquisadores e profissionais da área, além de realizar um workshop onde estudantes de Graduação e Pós-graduação, jovens pesquisadores e profissionais podem compartilhar suas próprias visões e experiências e trilhar seu caminho para se tornarem profissionais líderes em “smartificação” ao redor do globo. Além disso, a Escola será orientada a resolução de desafios. No primeiro dia, serão apresentados desafios enfrentados por algumas cidades e formados grupos multidisciplinares de estudantes que irão utilizar os conhecimentos compartilhados pelos palestrantes para desenvolver soluções conceituais para cada um dos desafios. A cada dia haverá uma reunião de orientação dos grupos com apoio dos palestrantes e as soluções desenvolvidas serão avaliadas. As melhores soluções serão premiadas na Sessão de Encerramento da IEEE S3C 2017.

A IEEE S3C 2017 será realizada em Natal, Brasil no Instituto Metrópole Digital (IMD), localizado no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Destino brasileiro conhecido no mundo, Natal é uma cidade que combina clima tropical, belas praias de águas normas, natureza exuberante e povo acolhedor, sendo um dos melhores lugares para se aproveitar o litoral brasileiro uma vez que o sol brilha o ano inteiro. Mais ainda, Natal é também tecnologia: a cidade foi recentemente afiliada à IEEE Smart Cities Initiative, resultado dos avanços expressivos e forte engajamento entre academia e governo local. Natal está no caminho para se tornar o berço de um parque tecnológico voltado para a Tecnologia da Informação, um projeto que envolve a academia e os setores público e privados como um ambiente propício para a difusão da ciência, tecnologia e inovação, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da cidade.