PT Português

English
Carreiras
UFOPA: Comissão de Avaliação Institucional anuncia cronograma da primeira etapa Resultado das matrículas do SIGEduc será divulgado segunda

Novo módulo do SIGAA para controle das chamadas do SiSU entra em produção na UFPI

Novidades

O  Sistema de Seleção Unificado (SISU), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), é o sistema por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
Com a implantação do SIGAA na UFPI, observou-se que o mesmo não possuía funcionalidades para realizar o acompanhamento e controle das chamadas do SiSU. Com isso, percebeu-se a necessidade de se criar um novo módulo que fizesse toda a gestão das chamadas para a entrada desses alunos na instituição e fornecesse dados mais precisos, levando em consideração desistências, matrículas e que também agilizasse o fluxo de dados entre o MEC e a instituição, questões que não são consideradas na versão original do SIGAA.

Usando como base o sistema legado utilizado anteriormente na instituição, o NTI-UFPI coordenou as atividades de desenvolvimento de um novo módulo no SIGAA, chamado  Módulo SISU. Esse módulo está em funcionamento desde o início do ano na insituição para o processo seletivo de 2013.

O Módulo SISU permite a importação dos dados (1ª e 2ª chamada e remanescentes), convocação dos candidatos,  cadastro de discentes e o gerenciamento completo de dados.

Devido aos curtos prazos definidos pelo MEC a implantação do novo módulo auxiliou a instituição em um dos processos mais importantes à Divisão de Serviço de Matrícula. Foram cadastrados mais de 1.400 candidatos como novos alunos da UFPI nos 3 dias de cadastro institucional que atenderam à primeira chamada, e números similares são esperados para a segunda etapa durante os 3 dias de cadastro da segunda chamada. Para o gerenciamento das vagas remanescentes o sistema automatizará as convocações dos candidatos na lista de espera disponibilizada no mês de fevereiro.

Maurílio Lacerda, analista da equipe do NTI-UFPI,  comenta que mesmo que o sistema anterior atendesse as necessidades da UFPI, o novo módulo desenvolvido no SIGAA está mais adequado à realidade da instituição e garante maior controle quanto a convocação dos alunos.