PT Português

English
Carreiras
Educação comemora 24 mil novas matrículas e sucesso do SIGEduc CAPES começa a utilizar o SIPAC em produção com o módulo de Contratos

UFPI implanta em produção 03 novos módulos do SIPAC: Catálogo de Materiais, Almoxarifado e Patrimônio

Softwares

Desde janeiro de 2013 que a equipe do NTI-UFPI vem trabalhando na disponibilização no ambiente de produção de 03 novos módulos do SIPAC:

  • Catálogo de Materiais: possui funcionalidades que permite a catalogação unificada dos materiais e produtos adquiridos pela instituição, seja materiais de consumo ou permanentes. Através do módulo Catálogo de Materiais, é possível cadastrar materiais, solicitar um cadastro de material, realizar o atendimento de solicitações de cadastro de novos itens no catálogo, tudo de forma eletrônica. Quanto ao material cadastrado, ele possui uma identificação padronizada composta por Grupo, Subgrupo e uma sequência numérica. Com relação aos outros módulos do SIPAC, como por exemplo almoxarifado e patrimônio, o cadastro de material é essencial para as atividades de cadastro de notas fiscais, tombamento de bens, entrada de material em um almoxarifado, nas requisições de material.
  • Almoxarifado: possui diversas funcionalidades que auxiliam o gerenciamento das entradas e saídas de materiais no estoque do almoxarifado. Além disso, há a possibilidade dos pedidos serem feitos ao almoxarifado através de requisições eletrônicas e da emissão de diversos relatórios, como inventário, extrato de movimentação, relatório de movimentação do almoxarifado (RMA), entre outros.
  • Patrimônio: permite o registro de incorporação de bens, incluindo a emissão de plaquetas de tombamento com código de barras. Possibilita a transferência de bens entre setores, registro de acautelamentos, levantamento patrimonial, alienação/baixa. Além de oferecer funcionalidades para depreciação, reavaliação e redução a valor recuperável dos bens e permitir a emissão de vários relatórios, como relatório de movimentação mensal (RMB) e evolução patrimonial.

Para todos esses sistemas foi preciso realizar migração de dados de sistemas legados. E tanto o módulo de almoxarifado quanto o de patrimônio passaram a compartilhar de um único catálogo de materiais.

A princípio os módulos de almoxarifado e patrimônio estão disponíveis apenas para a equipe de gestores do almoxarifado central da UFPI e da divisão de patrimônio. Em breve, as funcionalidades existentes no Portal Administrativo serão habilitadas para os demais usuários, permitindo as requisições eletrônicas ao almoxarifado, a transferência de bens entre setores, o registro de acautelamento de bens pelas chefias das unidades, entre outras funcionalidades.

Exemplo do relatório emitido pelo SIPAC com o inventário do almoxarifado, constando a listagem de estoque:

Exemplo do RMB sintético, constando as informações do patrimônio: