PT Português

English
Carreiras
IFPR e SIG Software lançam a nova plataforma de Ensino Virtual Karavellas Aplicativo SIGEduc disponível para Smartphones Android de alunos e professores da rede estadual

SIG Software realiza novos treinamentos do SIPAC na UFLA

Softwares

Desde 2013,  a implantação dos módulos do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) na Universidade Federal de Lavras (UFLA) vem sendo feita a todo vapor… O sistema SIPAC se propõe a tornar menos burocrática e mais eficiente a gestão administrativa na instituição. Para isso, os fluxos administrativos são informatizados, integrando as atividades de administração com as de execução orçamentária.

Vários módulos do SIPAC já estão sendo utilizados em produção na UFLA. como por exemplo: Catálogo de Materiais, Almoxarifado, Compras e Licitações, Registro de Preços, Contratos, Integração SIAFI, Orçamento, Infraestrutura, Liquidação de Despesas, Patrimônio e Requisições.

No último mês de Julho, com o intuito de  capacitar ainda mais os usuários a utilizarem as funcionalidades do SIPAC, a SIG Software foi até Lavras, em Minas Gerais, realizar treinamentos aos usuários do sistema na UFLA. O treinamento foi de 14 a 25 de julho. Durante esse período,  os usuários da UFLA foram capacitados nos módulos de Liquidação de Despesa, Contratos e  Infraestrutura. Além do treinamento, foram discutidas várias operações desses módulos para que fossem levantadas possíveis demandas que se adequassem ao o fluxo de trabalho da instituição.

O treinamento da Diretoria de Contratos e Convênios (DICON) buscou abordar tanto a visão do gerenciamento dos contratos e suas funcionalidades, como também a visão dos fiscais. Como um teste de aprendizado final, foi cadastrado o primeiro contrato em produção, o contrato com a SIG Software.

Durante esse período em que a SIG Software esteve na UFLA, algumas questões foram tratadas na Diretoria de Gestão de Materiais (DGM) para sanar dúvidas sobre os fluxos de certos tipos de compras. Foi realizado também o treinamento do módulo de liquidação de despesas, que visa o pós compras. Dessa forma, vários setores da DGM, como Almoxarifado e Patrimônio tiveram seus treinamentos direcionados de forma mais objetiva.  Também foi apresentado o macro fluxo das requisições até a chegada dos mesmos nesses setores, atendendo-os em suas respectivas operações de seus módulos, entrando no estoque ou realizando tombamento. Com essa abordagem, ficou mais fácil entender como a requisição se associa ao empenho e as notas fiscais.

O apoio também se estendeu a Pro Reitoria de Planejamento e Gestão (PROPLAG) e a Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças (DCOF) no intuito de se entender e resolver questões do módulo orçamentário.

Para finalizar a visita de apoio e treinamentos, servidores da Prefeitura Universitária contaram com o treinamento no módulo de infraestrutura, na visão de gestores de obras, gestores de meio ambiente, gestores de obras de pequeno porte ou manutenção e os fiscais.

Com essa visita e a evolução da implantação do SIPAC, a UFLA se prepara para uma nova rotina na administração da instituição, modernizando e integrando de forma mais eficiente os seus setores de trabalho, trazendo maior confiabilidade e rastreabilidade nos seus processos.