PT Português

English
Carreiras
Aplicativo SIGEduc disponível para Smartphones Android de alunos e professores da rede estadual Servidores da PROGEPE/IFPR visitam a SIG Software

SIG Software é tema de palestra no Inova Metrópole

Eventos

Na última quinta-feira, 28/08/2014, no Auditório do Centro Integrado de Inovação Tecnológica do Instituto Metrópole Digital da UFRN, foi ministrada a palestra “Construa o hoje, visualize o amanhã, e de repente, uma década passou”, ministrada pelo Diretor da SIG Software e inventor dos Sistemas SIG, Gleydson Lima.

A palestra abordou a trajetória dos últimos 10 anos, que resultaram na criação da SIG Software e Consultoria em TI.  Inicialmente, Gleydson relatou a fase de 2000-2004, explicando a importância da tríplice formação, ou seja, a formação acadêmica, a formação tecnológica com a aplicação dos conhecimentos no mercado, além do estabelecimento de uma rede de relacionamento construída através de eventos e conferências.  Em seguida,  foi relatada a história de criação dos sistemas SIG desde o seu início, em 2004, onde a realidade da UFRN era bem diferente dos dias atuais.  A palestra se desenvolveu em uma ordem cronológica, abordando a difusão da tecnologia pelo país e da necessidade do serviço que é oferecido pela SIG Software para consolidação do Governo Eletrônico e da modernização da Educação.

O encontro também abordou temas importantes como o papel da universidade como elemento catalizador do desenvolvimento:  “A UFRN, por exemplo, possui um papel fundamental para o desenvolvimento do estado, porém, é preciso entender que seu papel é do Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme regido pela constituição federal. O papel de prestação de serviços ao mercado é das empresas e não das universidades.  A universidade deve atuar para formar pessoas e empreendimentos, fomentando o desenvolvimento econômico e social, pois uma economia só é forte com empresas e indústrias fortes.”, citou Gleydson Lima.

Ao final, muitos presentes fizeram perguntas e parabenizaram os fundadores da SIG pelo árduo trabalho realizado há mais de uma década pelo fato de ter se transformado em um dos destaques da região, com atuação em mais de 16 estados da federação e gerando dezenas de oportunidades de trabalho, colocando Natal no mapa de tecnologia do país.

Configura um mini-currículo do palestrante:

Empresário, Diretor e Fundador da SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação; Engenheiro de Computação; Mestre em Sistemas Distribuídos e Doutor em Linha de Produto de Software pela UFRN; Principal autor da família sistemas SIG-UFRN; Foi Diretor de Sistemas da UFRN de 2006 a 2012; Coordenador da Especialização de Sistemas Corporativos da UNI-RN desde 2005; Foi Arquiteto de Software do projeto Loterias da Caixa Econômica Federal em 2002; Consultor em diversos projetos em empresas locais e nacionais; Foi membro ativo da comunidade Java Nacional no período de 2003-2008.