PT Português

English
Carreiras
Equipe do IFPR visita SIG Software Sigeduc lançado com dois módulos hoje possui 19 módulos

UFG e SIG Software lançam o SIGAA-Graduação

Softwares

Nesta quinta-feira, dia 13 de Novembro de 2014, foi lançado oficialmente o Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas – SIGAA, módulo de Graduação, na UFG.  Participaram da composição da mesa o Magnífico Reitor da UFG – Prof. Orlando Amaral, o Pró-Reitor de Graduação – Prof. Luiz Mello,  o Diretor do Centro de Processamento de Dados – CERCOMP –  Prof. Cedric, o Diretor da SIG Software – Gleydson Lima e o Coordenador de implantação SIG-UFG, Dannyel Fonseca.

Na abertura do evento o diretor da SIG Software, Gleydson Lima, descreveu brevemente a empresa, sua área de atuação e clientes e ressaltou a satisfação de estar participando deste momento de inovação para uma instituição do porte e importância da UFG.  Explicitou também que as peculiaridades de cada universidade representam um desafio na implantação de sistemas acadêmicos, especialmente na graduação. O diretor também ressaltou a sinergia da parceria entre as pró-reitorias da UFG, o CERCOMP e a SIG Software para obtenção dos resultados.

 

O Prof. Cedric destacou o trabalho da equipe do CERCOMP e a parceria estabelecida com a SIG. O Prof. Luiz Mello destacou a importância do lançamento para a UFG já que o atual sistema implementa as regras do regulamento dos cursos de graduação da instituição.Fez um breve relato do esforço da Universidade nesta gestão e na anterior na implantação do SIGAA e observou a boa reputação que o sistema possui.

 

O reitor Orlando Amaral frisou a importância do sistema para a Universidade e destacou sua amplitude nacional, destacando os clientes da SIG Software em Brasília, como a CAPES, Ministério Público do Trabalho e a Imprensa Nacional. O reitor também frisou do investimento feito pela UFG em dotar a instituição de condições técnicas de apoiar o seu processo de informatização.

Após a fala do Reitor o coordenador de implantação dos sistemas SIG na UFG,  Dannyel Fonseca,  proferiu apresentação sobre o trabalho realizado,  destacando os papeis do CERCOMP e da SIG Software no processo. Dannyel citou que foram construídas mais de cem mudanças no sistema que representam alterações em cerca de 70% dos principais processos de negócios da graduação para poder se adequar às normas da UFG. Para a operacionalização em produção também foram convertidos 4 milhões de registros de sistemas legados com cerca de 10 anos de operação.

 

Após explanação o Reitor Orlando foi convidado a fazer o login inaugural no sistema de forma integrada ao portal UFGNet.  O reitor digitou seu login e senha, entrou no portal de sistemas da UFG e clicou em SIGAA e então foi automaticamente direcionado para o sistema através da integração desenvolvida pelo SIG Software e CERCOMP com a tecnologia CAS. Ao final, o público aplaudiu com o resultado positivo da apresentação e da demonstração.  O SIGAA na UFG segue agora com a implantação dos próximos módulos de Stricto Sensu, Diplomas e Lato Sensu. Além do Diretor da SIG, o analista Ramon César também esteve presente ao evento.