PT Português

English
Carreiras
UFPI matricula 13 mil alunos no SIGAA em 24 horas Uma Abordagem para Evolução e Reconciliação de Linhas de Produtos de Software Clonadas - O caso dos sistemas SIG-UFRN

SIG Software inicia programa de executive coaching com gestores

Novidades

A SIG Software e Consultoria  tem investido cada vez mais em seu planejamento institucional e, recentemente, em parceria com a Atle consultoria em Gestão, iniciou um projeto de desenvolvimentos de seus gestores, através do processo de Executive Coaching para alinha-los com sua estratégia de forma a alcançar os objetivos e a visão do negócio. O processo de coaching se dá a partir do mapeamento do perfil comportamental dos líderes promovendo autoconhecimento e, consequentemente o reconhecimento das equipes, potencializando forças, desenvolvendo habilidades de liderança, comunicação, gerenciamento, dentre outras, com foco no aumento de desempenho e, consequentemente, para gerar resultados positivos para o negócio.

 De acordo com Pollyanna Andrade, diretora de negócios da Atle Consultoria e Executive coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, esse trabalho foi iniciado após definição do planejamento estratégico e do desenho da estrutura organizacional necessária ao alcance dos objetivos da SIGs. “Sabendo aonde queremos chegar e com os líderes motivados, iniciamos o processo de coaching pra promovermos um aumento no desempenho das equipes e, assim garantirmos o resultado a partir dos recursos que temos em casa. A metodologia do coaching oferece ferramentas e técnicas para potencializar as forças dos  indivíduos, a partir do mapeamento dos perfis e, melhorar seus pontos fracos, com atendimentos individualizados, nas quais os gestores serão levados a refletir como melhorar sua performance, a partir de suas ações e mudança de comportamentos e, assim atingir suas metas, levando a SIG Software a consolidar sua visão”, detalha.

O processo de coaching deverá ser realizado no período de seis meses, quando todos os gestores serão desenvolvidos com foco na melhoria da performance. Segundo Pollyanna, a SIG fez um alto investimento no processo de coaching pois, acredita no potencial de seus líderes e, é com eles que quer atingir seus objetivos. As oficinas de liderança também foram contempladas no processo de desenvolvimento dos gestores, pois, somente assim, com alta performance gerencial, a SIG poderá medir e garantir os resultados para o negócio”, revela.

Tendência mundial

Com o surgimento de muitas empresas de diferentes ramos e cada vez mais especializadas em um segmento específico, é natural que o mercado e a economia sejam cada vez mais exigentes, dada a alta concorrência. Para se destacar e conquistar espaço e público, além do árduo trabalho, é preciso investir em planejamento estratégico, que por muitas vezes acarreta em diversas empreitadas, como os serviços de coaching.

Para a consultora Pollyanna Andrade, esse trabalho traz inúmeras vantagens não apenas para a empresa, mas também para os participantes. “ Quando passamos por um processo de coaching, experimentamos melhorias nas relações, na comunicação, a tomada de decisões passa a ser mais assertiva, aprendemos a nos colocar no lugar do outro, consequentemente ser um lider melhor, além, de focar no resultado que queremos atingir e motivar nossas equipes para um trabalho coeso e de cooperação, são alguns dos benefícios destacados. Além do senso de pertencimento do colaborador com a empresa, uma vez que ele acaba se sentindo parte importante no processo de crescimento do negócio”, afirma.

Grandes empresas do Brasil e do mundo também têm investido no processo de coaching. São os casos da Petrobras, Nestlé, HSBC e Banco do Brasil, que apostam no coaching para aumentar seu desempenho institucional. “Os resultadosdaqueles que passam pelo processo de coaching são sempre positivos pois, as ferramentas utilizadas identifica as fortalezas do indivíduo e, como ele pode se tornar ainda mais eficiente para a instituição”, avalia Pollyanna.