PT Português

English
Carreiras
Show Tech homenageia Gleydson Lima pela criação do SIGAA IFAC inicia capacitação dos Servidores da PROEN e dos campi, no Módulo Médio/Técnico e Turma Virtual para implantação do SIGAA.

Capacitação de servidores para implantação do Sipac tem início no Campus Rio Branco do IFAC

Eventos

Na semana passada, servidores do Instituto Federal do Acre (IFAC) participaram de uma capacitação para a implantação do Sistema Integrado de Gestão do Patrimônio Administração e Contratos (Sipac) que vai substituir o Siga-Adm. Servidores da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e das diretorias de Administração dos campi estiveram envolvidos no treinamento que aconteceu até o dia 15 no Campus Rio Branco.

O Sipac faz parte dos Sistemas Integrados de Gestão desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e implantados no IFAC pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Tecnologia da Informação (DSGTI). O projeto reúne ainda os sistemas de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) e de Recursos Humanos (SigRH).

No início da capacitação na segunda-feira, dia 11, os servidores foram recebidos pela reitora do IFAC, Profa Rosana Cavalcante dos Santos que falou sobre o novo momento que o Instituto vive com a implantação dos SIG. “A implantação dos Sistemas Integrados de Gestão vai permitir um melhor funcionamento da Instituição, vamos trabalhar com maior eficiência e de uma forma integrada porque todos os campi vão falar a mesma linguagem. É um momento de amadurecimento da instituição”, declarou a reitora.

Rosana falou ainda sobre a participação e o papel fundamental dos servidores no processo de implantação dos SIG. “Uma coisa que me deixou muito tranquila é saber que todos os campi mandaram representantes então a capacitação está acontecendo coletivamente com todos que serão os multiplicadores dessas informações”, destacou. Para ela, o projeto “é a materialização dos anseios de todos os servidores da instituição que a gente tenha implementado até o final do ano os sistemas de Gestão de Pessoas, o de Administração e o Acadêmico”. A reitora aproveitou para agradecer à DSGTI que preparou o ambiente para que o SIG pudesse ser implantado no IFAC.

Benefícios do Sipac – Nesta semana de cursos estão sendo abordados os módulos de Protocolo de documentos e processos e Contratos. Diariamente no gabinete do Campus Baixada do Sol acompanhando o protocolo, a servidora Antônia dos Santos comemora a maior rapidez no trâmite dos processos a partir da implantação do Sipac. “A tramitação de documentos, o recebimento de processos vai se tornar muito mais ágil, dando até uma resposta para a parte interessada e também para o Campus será bom para desafogar mais esse trâmite que a gente tem às vezes. Com certeza o sistema vai acelerar mais esse procedimento”, afirmou Antônia.

“O Sipac tem muito mais funcionalidades do que o nosso sistema atual, que funciona, mas não nos dá condições de trabalhar de forma mais dinâmica. Ele acaba deixando a gente, às vezes, sem fazer aquilo que precisamos. Já o Sipac até dá condições de um processo ser totalmente digitalizado, então isso é um grande avanço”, destacou a diretora de Contabilidade e Finanças da Proad, Sônia Cardoso. Ela apontou ainda outras características do novo sistema que promete melhorar a gestão administrativa. De acordo com Sônia, o Sipac “também dá condições de a pessoa responsável por um setor autenticar um documento antes de ele sair. É uma forma de tudo o que sair do setor ter mais segurança até para o gestor”.

SIG no IFAC – A implantação dos sistemas está sendo feita por etapas, sendo a primeira o treinamento com os servidores que devem passar a utilizá-los com maior frequência. Os primeiros servidores capacitados foram da gestão de pessoas que, entre os dias 14 a 18 de março, participaram do treinamento para utilização do SigRH [confira aqui]. O próximo treinamento será do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) com os servidores lotados nos setores de Ensino da Reitoria e campi. A capacitação acontece de 26 a 29 de abril também no Campus Rio Branco.

Para saber mais sobre o projeto de implantação do SIG como manuais dos sistemas e cronograma dos treinamentos e módulos, acesse o website http://integra.ifac.edu.br/

Fonte: https://esig.com.br/portal/capacitacao-de-servidores-para-implantacao-do-sipac-tem-inicio-no-campus-rio-branco-2/