PT Português

English
Carreiras
IFAL avança na implantação do módulo de Graduação do SIGAA-EPT Gestão das cargas horárias suplementares dos professores passa a ser feita pelo SIGEduc

Módulo de Orçamento é implantado na UFLA

Softwares

O módulo de Orçamento foi implantado na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Desde então, a universidade tem contado com o apoio desse módulo para a realização de seu planejamento orçamentário anual. O módulo faz parte do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) – implantado na universidade desde o ano passado.

A principal função do módulo é integrar as atividades de administração com as de execução orçamentária. Com esse módulo os gestores podem realizar operações de dotação, distribuição orçamentária para as unidades gestoras subordinadas, operações de provisão orçamentária, remanejamentos entre os centros de custos, transferências, empréstimos, restituições e cadastro de empenho.

No SIPAC este módulo é de fundamental importância por auxiliar também no gerenciamento dos demais módulos do sistema, através de funcionalidades como a de distribuição de orçamento entre centros de custos, possibilitando o controle de gastos com materiais, de modo que, ao solicitar um empenho seja utilizado apenas o orçamento disponível na unidade.

Para a otimização do planejamento orçamentário é realizada, por meio deste módulo, a integração do SIPAC com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI). Deste modo é possível importar para o SIPAC as Notas de Crédito, Notas de Empenho e Notas de Dotação, além de dados sobre Credores, Unidades Gestoras, Fonte de Recursos e o Plano Interno.