PT Português

English
Carreiras
MPT e SIG Software criam novo módulo para Gestão de Viagens utilizado em todo país SIG Software realiza novos treinamentos do SIPAC na UFLA

IFPR e SIG Software lançam a nova plataforma de Ensino Virtual Karavellas

Eventos

Na quarta-feira, dia 30 de julho, foi realizado em Curitiba o evento de lançamento da plataforma Karavellas, o  novo Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem do IFPR. Trata-se de um software desenvolvido pela SIG Software para o Instituto Federal do Paraná (IFPR) através de uma parceria com  pesquisadores do Instituto.  O Design gráfico do projeto foi desenvolvido por docentes do IFPR, liderados pela professora Luciana Rosenau – cujo tema faz parte de sua tese de doutorado.  O grupo de profissionais da SIG Software atuou de forma colaborativa para implementar o projeto de forma que  pudesse ser traduzido em uma plataforma capaz de atender fielmente as expectativas  do grupo de designers, pedagógicos e psicólogos envolvidos no projeto.
Múltiplas funcionalidades do Karavellas

O Karavellas se destaca por sua interface interativa e descomplicada. Ao acessar o sistema o usuário terá acesso a um menu com todas as funcionalidades disponíveis. O Karavellas proporcionará, a toda a comunidade acadêmica brasileira, um espaço educativo de interação – conectado com redes sociais – permitindo o acesso a aulas, vídeos, planos de ensino, avaliações, contextualização e ferramenta de busca.

A experiência de uso no Karavellas é marcada por respostas interativas. O aluno receberá notificações sobre novidades em seu perfil e novas postagens de professores.

Objetivos

O principal objetivo do sistema é minimizar as limitações de acesso a informação dos usuários, utilizando a tecnologia a favor do desenvolvimento educacional. Melhorando a interação entre estudantes, professores e instituições educacionais.

Além de proporcionar qualidade na comunicação entre o estudante e a instituição, o sistema contribuirá para uma melhor aprendizagem, minimizando as resistências de professores e estudantes quanto ao uso de novas tecnologias. O ambiente virtual de ensino-aprendizagem torna-se a sala de aula para os momentos em que o estudante não está no polo ou câmpus.

Segundo a autora do projeto, Luciana dos Santos Rosenau, “desenvolver um novo ambiente de aprendizagem com a intenção de ser um software livre é mais do que desenvolver um ambiente para uma instituição, é possibilitar que todas as outras instituições de ensino possam utilizá-lo e aperfeiçoá-lo”.

O evento de lançamento

Durante o lançamento o Magnífico Reitor do IFPR, professor Irineu Colombo, destacou o marco deste lançamento para o IFPR, ressaltando a importância que o EAD tem para a instituição. O coordenador de Sistemas do IFPR, Marcelo Tanaka, destacou a gratificação de estar vivenciando um momento tão importante para o Instituto. Já o Sr. Valdinei Henrique da Costa, Pró-Reitor de Planejamento, frisou a união de esforços para desenvolvimento da plataforma. O Diretor de EAD do IFPR, Fernando Amorin, e a Pesquisadora Profa. Araci Hack Catapan, da UFSC, ressaltaram que trata-se de um novo momento para educação, onde não há separação entre educação presencial e EAD, e sim, uma educação onde as duas modalidades convergem em um único conceito.

Também participaram do evento o Pró-Reitor de Ensino, Ezequiel Westphal, a autora do projeto, professora Luciana dos Santos Rosenau e o Diretor da SIG Software, Gleydson de Azevedo Ferreira Lima.

Nosso Diretor de TI ressaltou, em discurso feito no evento, que em mais de 10 anos de experiência em criar e implantar soluções de tecnologia é um grande motivador poder contribuir, mas também obter novos conhecimentos através de parcerias com equipes multidisciplinares. Relembrou também que esta é a versão 1.0 da plataforma e que ainda há grandes novidades sendo desenvolvidas e outras sendo homologadas pela equipe do IFPR.

Com mais este resultado a SIG Software tem contribuído para consolidar sua missão de criar soluções tecnológicas diferenciadas que efetivamente inovem e tragam avanços para a área de educação.

 

Vídeos sobre a plataforma Karavellas:

Pronunciamento dos Gestores do IFPR:

Diferenciais da plataforma Karavellas:
Metodologia de Desenvolvimento do Karavellas:
Fotos do evento: