PT Português

English
Carreiras
ESIG promove lives sobre educação e temas atuais Confira o primeiro webinar da ESIG sobre o novo normal na Educação Brasileira

Aplicativos desenvolvidos pela ESIG ajudam a SEEC na educação e no combate ao COVID-19

Softwares

O uso das tecnologias digitais tem se tornado cada vez mais comum durante o atual momento de isolamento social – medida de contenção do avanço do novo coronavírus (Covid-19), adotada pelo Governo do RN.

O uso das tecnologias digitais tem se tornado cada vez mais comum durante o atual momento de isolamento social – medida de contenção do avanço do novo coronavírus (Covid-19), adotada pelo Governo do RN. Pensando na dinâmica escolar, desenvolvemos, junto à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), aplicativos voltados para facilitar a interação entre estudantes e professores durante o período de distanciamento social, contribuindo também para o processo de aprendizagem.

Disponíveis para os sistemas Android e IOS, os apps Escola em Movimento – RN e Conferência SIGEduc RN são gratuitos e tratam-se de ferramentas digitais cujo objetivo é possibilitar o acesso de conteúdos educacionais, bem como atuar como uma ponte que colabore com a comunicação à distância entre estudantes e professores. Além disso, as aplicações agregam materiais voltados para todas as etapas e modalidades de ensino da rede estadual de educação.

O Escola em Movimento – RN, por exemplo, dispõe de conteúdos destinados à preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), videoaulas e notícias. Não é necessário login para acessar o app, que também pode ser utilizado por estudantes da rede privada e municipal. Além disso, a ferramenta ainda dispõe de uma função que permite ao usuário baixar conteúdos da plataforma que podem ser usados off-line.

O aplicativo Conferência SIGEduc RN trata-se de uma ferramenta voltada às necessidades dos estudantes e dos professores. Além disso, uma das principais funções do aplicativo é possibilitar a realização webconferências de maneira mais prática.
Saúde dos servidores da SEEC/RN

Além dos aplicativos voltados aos estudantes e professores durante o período de isolamento social, lançamos, na última semana, o app Coronavírus SEEC-RN, uma ferramenta digital destinada à atenção à saúde dos servidores da Educação.

Voltado exclusivamente ao quadro de colaboradores da SEEC – o acesso ao app é realizado por meio da matrícula do servidor – o aplicativo é gratuito e tem por objetivo monitorar a saúde dos usuários, dispondo, por exemplo, de um questionário no qual o servidor responde a questões sobre os sintomas da Covid-19 e possíveis situações em que aumentariam as chances de contágio – como o contato com alguém que tem a doença.

De acordo com Ana Paula Flor, coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia na SEEC, o desenvolvimento da plataforma visa monitorar a situação da saúde dos trabalhadores da Educação, além de servir como ferramenta de apoio durante o período de pandemia. “O app foi desenvolvido para que a Educação do RN possa saber como está o seu pessoal e ter um diagnóstico atual da saúde desses servidores em educação”, aponta a coordenadora.

Notícia divulgada em: educacao.rn.gov.br, No Minuto e Portal N10.